Este é um blog em conjunto de AnaLaura e meleu, onde nós escrevemos sobre coisas que se passam em nossas cabeças e achamos que devem ser exteriorizadas.
quinta-feira, agosto 23, 2012
Aniversário de Criança
Desta vez o tema foi ASTERIX (http://www.asterix.com), um tema que não encontramos em nenhum decorador ou mesmo pronto na internet. A decoradora Sueli (http://www.suelifestas.com.br/) encarou o desafio e confeccionou as figuras para decoração.
Para combinar com o tema eu procurei velas de aniversário com forma de letras, para a idade sobre o bolo ser em número romano, não encontrei no comércio físico, mas consegui através do site elo7(http://www.elo7.com.br/) um ótimo trabalho de artesanato de Luz Com Arte. As velas foram entregues dentro do prazo, com ótimo acabamento, bem embaladas.
O local escolhido foi o Planet Kids(http://www.planetkidscampos.com.br), que atendeu a todas nossas expectativas.
E continuo adorando preparar festas das duas formas: fazendo (quase) tudo e fazendo (quase) nada.
Comentários sobre o livro Desenhando com o lado direito do cérebro
É engraçado que tantos outros livros sobre desenho que a gente costuma ver nas prateleiras de livrarias, não tem tanto texto como este. O livro tem bastante texto, portanto pessoas que gostam de desenhar mas não gostam muito de ler podem torcer o nariz. Mas eu digo que este texto é muito útil, a autora vai mudando nossa maneira de pensar e enxergar o que queremos desenhar. Em vários momentos, ao concluir alguns exercícios do livro, eu olhava o meu desenho e ficava intrigado: "caraca! eu não sabia que era capaz de desenhar assim!".
Eis um trecho do livro que ao meu ver ilustra muito bem a proposta do livro inteiro:
Para a maioria dos que começam a aprender a desenhar, a parte mais difícil é acreditar nas suas visualizações de ângulos e proporções. Muitas vezes presenciei alunos fazendo mais de uma vez uma visualização e balançando a cabeça depois, chegando até a dizer em voz alta: "Este ângulo não pode ser tão agudo assim" ou " esta proporção não pode ser tão pequena assim".Tente pensar num cubo. Você sabe que todos os ângulos do cubo são retos (90°), mas na hora de desenhar um cubo, seus ângulos não são retos. São coisas desse tipo que o livro vai tentando ensinar em seus exercícios.
Depois de um pouco mais de experiência no desenho, os alunos conseguem aceitar as informações que recebem através das suas visualizações. Basta você aprender a "engoli-las" no início, por assim dizer, e não ficar cogitando em cima delas. Digo para os meus alunos: "Se vocês estão vendo assim, é assim que vocês devem desenhar. Não se questionem quanto a isto."
Outra técnica que aprendi neste livro e me ajuda muito nos meus desenhos de observação é a técnica dos espaços negativos. É uma maneira de conseguir enxergar exatamente o que não é o objeto que você quer desenhar, e sim o espaço em volta dele
Parece uma grande bobagem de tão fácil: "Para desenhar bem basta desenhar exatamente o que você está vendo. Toda informação que você precisa está bem na sua frente." Pois é, algumas pessoas tem aquele talento nato para o desenho, e conseguem fazer isso muito bem sem precisar ler um livro desses. Mas eu não sou um artista de berço, e meus desenhos (pelo menos a meu ver) melhoraram muito após ler e fazer os exercícios deste livro.
Eu sempre gostei mais dos desenhos no estilo cartoon e gosto de desenhar mais nesse estilo. Mesmo o "Desenhando com o lado direito do cérebro" sendo voltado para desenhos de observação, eu notei melhoras nos meus desenhos estilo cartoon. Na verdade o que aconteceu é que eu me tornei um melhor observador, ou seja, se eu consigo enxergar um objeto (ou um cartoon), então conseguirei desenhá-lo (ou pelo menos desenharei algo que se pareça com ele).
segunda-feira, agosto 20, 2012
mais math metal
Confiram no grooveshark: http://grooveshark.com/#!/artist/The+Number+Twelve+Looks+Like+You/48835
boas dicas de sketching
[Também usarei este blog para guardar bons links com que vou me deparando.]
domingo, agosto 19, 2012
desejo e posse
Se está curioso, recomendo a leitura. Duvido que se arrependa!
Pois bem, a motivação desse post na verdade é citar uma frase do Nelson que me deixou admirado com o seu poder de síntese:
"Todo desejo, como tal, se frustra com a posse."
Tente dar uma googlada por aí para descobrir o contexto em que ele utilizou esta frase.
desenhando
De vez em quando eu gosto de desenhar com/para o meu filho. Dando uma googlada acabei achando alguns sites bacanas. A saber:
http://www.drawingcoach.com/ - muitos desenhos fofuxos para começar! (Infelizmente o site é bem poluído. Use o readability e fica tudo resolvido).
http://www.drawinghowtodraw.com/directoryhome.html - site bastante poluído, e também com muita bobagem. Mas sabendo garimpar dá pra achar coisas que a criançada adora (ex.: dicas de como desenhar personagens de Dragon Ball Z). Se tiver paciência talvez a visita valha a pena.
http://www.karmatoons.com/drawing/drawing.htm - várias dicas legais de como "dar vida" aos seus desenhos. É meio voltado para animação, mas as dicas são bastante aproveitáveis para desenhos "estáticos".
http://www.drawspace.com - muitas técnicas legais, mas o objetivo principal é fazer desenhos mais realistas. Vale observar que este site é muito bem organizado e limpo. Coisa de profissional.
http://comicrazys.com/category/famous-artists-cartoon-course/ - mais conteúdo profissional, só que voltado aos cartoons. Ou seja, não tão realista. Muito bom, mas ainda um pouco avançado pra mim!
http://desenhistasautodidatas.blogspot.com/ - muito material bom para download.
http://blogsequencial.blogspot.com/ - exercícios para melhorar o traçado.
http://desenhotudo.blogspot.com/ - dicas de livros de desenho, daí você depois dá um jeito de baixá-los (geralmente 4shared dá jeito).
http://idrawgirls.com/ - algumas boas idéias para desenhos.
Desenhando com o Lado Direito do Cérebro - este livro é focado no desenho de observação. Possui bastante texto para te convencer de que o método funciona. Isso pode afastar quem não gosta muito de leitura. Mas eu garanto que vale a pena. É MUITO BOM! Minha capacidade de desenhar o que eu vejo melhorou MUITO com as técnicas deste livro. [escrevi um review deste livro]
Keys to Drawing - estou lendo este livro recentemente e já estou percebendo que é outro livro muito bom, e que está mudando minha maneira de ver as coisas que desejo desenhar. É um pouco mais prático que o "Desenhando com o Lado Direito do Cérebro", com menos texto e mais exercícios. Ainda não terminei, mas já no primeiro capítulo já vi dicas muito boas!
http://www.drawalot.com/e-class/quicksketch/ - dicas que achei muito valiosas para treino de esboços (sketches).
http://www.linesandcolors.com/ - site com ótimas ilustrações para admirar. Inspirador.
http://www.urbansketchers.org/ - mais um site para admirar ilustrações urbanas e se inspirar.
http://blog.drawn.ca/ - outro muito bom para admirar.
http://www.posemaniacs.com/pose/randomviewer.html - este site possui várias imagens de figuras humanas em diversas posições. Quando estiver sem inspiração alguma para desenhar, vale a pena ir nesta página e desenhar (nem que seja um rascunho rápido) a posição aleatória que é mostrada.
http://www.quickposes.com/ - outro excelente site para pegar uma figura humana em posições diversas e desenhar. É possível ir em categorias como Femme Fatales, Warriors e Pin-ups Pervasion. O site é em inglês e muito bonito (ou seja, sem propagandas enjoadas).
http://lovecastle.org/draw/ - outra excelente fonte de figuras diversas para a prática do desenho diário. Gostei especialmente da parte de mãos. Também tem categorias como grandes felinos, atletas, cabeças, etc.
http://www.fineart.sk - mais um ótimo site com ótimas imagens de figura humana em posições diversas!
virtude
versão html: http://machado.mec.gov.br/images/stories/html/contos/macn005.htm
versão pdf: http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/contos/macn005.pdf
Ler Machado com mais de 30 anos é diferente, o deleite é maior! ;-) Pois bem, acontece que nas minhas leituras anteriores do conto A Cartomante eu não tinha me atentado para uma frase que a personagem Rita fala:
"A virtude é preguiçosa e avara, não gasta tempo nem papel; só o interesse é ativo e pródigo."
Fiquei impressionado como isso sintetiza um conceito que eu tenho e que me tomaria muitas palavras para explicar.
comprar livro na exterior
Para pagamento eu uso o paypal.
Fica a dica. ;-)
sábado, agosto 18, 2012
Math Metal
Fui ler a descrição de math rock e, através dela, concluí que seria capaz de gostar de qualquer banda de math metal. Pois bem, peguei a Lista de bandas de math metal do wikipedia e fui experimentando ouvi-las em www.grooveshark.com.
Não era bem o que eu esperava. O que eu achei que seria o oposto de repetitivo acabou se mostrando muito repetitivo. No entanto consegui garimpar uma que gostei muito: The Dillinger Escape Plan.
Tentarei continuar experimentando outras...
estudando inglês
Estou correndo atras de um sonho: ter inglês fluentíssimo. Para trazer um pouco mais de objetividade a este sonho, quero conseguir assistir (e entender) a filmes em inglês sem legendas. Depois disso o que vier é lucro.
Atualmente, em inglês eu consigo:
No entanto na hora de me expressar, tanto através da escrita quanto oralmente, o desempenho é sofrível! Para formular frases simples é um parto...
Pois bem. Para realizar este meu desejo entrei num curso de inglês, mas estou aqui para falar de alguns recursos muito úteis que encontrei pela net. Detalhe: o conteúdo encontrado nestes links estão em inglês, portanto é necessário conseguir pelo menos já ter alguma desenvoltura com o idioma. Se o seu conhecimento de inglês for zero, nadica de nada, é melhor procurar um curso em sua cidade para quebrar o gelo (ou assistir algumas lições do Teacher Phil em http://www.teacherphil.com/1Beginner/1Beginner.html).
Vamos aos links:
Por enquanto foram estes os sites que eu usei, mas na parte de links do englishclub.com [http://www.englishclub.com/webguide/] tem muito mais! Para quem tem o mesmo objetivo que eu, vale a visita!
voltando
Durante o tempo em que esse blog esteve parado (5 aninhos) muita coisa mudou. Muita coisa se passou pela minha cabeça e não foi aqui exteriorizada, como promete a descrição deste blog. No entanto muitas delas acredito que seriam de algum proveito para outras pessoas caso fossem divulgadas.
Pois bem, pretendo retornar. Não pretendo publicar aqui coisas sobre as duas paixões da minha vida: computação e aggressive inline [patins]. Já criei um blog (que por sinal anda bem inativo) para minhas nerdices: http://mdicas.blogspot.com.br/. E para postar coisas de inline eu vou usando o facebook mesmo...
Aqui no ehnosso vai ser sobre outras coisas. Qualquer coisa (menos computação e inline!), dicas, pensamentos, livros, sites que achei bacana, bateria, origami, desenho, paternidade, ioiô, música, quadrinhos/mangá, e qualquer outra coisa que eu invente de gostar. O olha que eu fico inventando coisas para gostar com uma certa frequência...
Por agora acho que teremos uma quantidade maior de posts para tentar exteriorizar muita coisa que aconteceu comigo nestes anos.
Vamos lá?!