quinta-feira, março 20, 2003

Discurso de Bush

"Meus colegas cidadãos, a essa hora os americanos e as forças de coalizão estão nos estágios iniciais das operações militares para desarmar o Iraque, libertar seu povo e defender o povo de um grande perigo.

Sob minhas ordens, as forças da coalizão começaram a atingir alvos selecionados de importância militar para minar a habilidade de Saddam Hussein em produzir guerra.

Esses são os estágios iniciais do que será uma campanha ampla e certeira.

Mais de 35 países estão nos dando apoio crucial, do uso de baseas áreas e navais à ajuda com inteligência e logística, passando pelo deslocamento de unidades de combate.

Toda nação nessa coalizão optou por lidar com o dever e dividir a honra de servir à defesa comum.

A todos os homens e mulheres das Forças Armadas dos Estados Unidos que estão agora no Oriente Médio, a paz de um mundo tumultuado e as esperanças de um povo oprimido agora dependem de você.

Essa confiança está bem depositada.

Os inimigos que vocês enfrentam vão conhecer suas habilidades e coragem. O povo que vocês liberarem vai testemunhar a honra e o espírito de decência dos militares americanos.

Nesse conflito, a América enfrenta um inimigo que não respeita convenções de guerra ou regras de moral. Saddam Hussein colocou tropas e equipamento israelenses em áreas civis, ameaçando usar homens, mulheres e crianças inocentes como escudo para seus militares: uma atrocidade final contra seu povo.

Eu quero que os americanos e todo o mundo saibam que as forças de coalizão vão fazer todo esforço para poupar os civis.´

Uma campanha em um território de uma nação com o tamanho da Califórnia pode ser mais longa e mais difícil do que alguns predizem. E ajudar os iraquianos a conseguirem um país unido, estável e libre vai requerer nosso comprometimento.

Nós vamos ao Iraque com respeito por seus cidadãos, por sua grande civilização e pelas fés religiosas que eles praticam. Nós não temos nenhuma ambição no Iraque a não ser acabar com uma ameaça e entregar o controle daquele país a seu povo.

Eu sei que as famílias de nossos militares estão rezando para que todos aqueles que servem voltem bem e logo. Milhões de americanos estão rezando com vocês pela segurança de seus amados e pela proteção dos inocentes.

Pelo seu sacrifício, vocês têm a gratidão e o respeito do povo americano, e vocês podem saber que nossas forças voltarão para casa assim que seu trabalho estiver feito.

Nossa nação entra nesse conflito com relutância, apesar de nosso propósito ser certo. O povo dos Estadis Unidos e seus amigos e aliados não vão viver à mercê de um regime fora da lei que ameaça a paz com armas de destruição em massa.

Vamos ao encontro dessa ameaça agora com nosso Exército, Força Aérea, Marinha e Guarda Costeira, para que não tenhamos que ir ao sei encontro mais tarde com bombeiros, policiais e médicos nas ruas de nossas cidades.

Agora que o conflito começou, a única forma de limitar sua duração é aplicar força decisiva. E eu asseguro para vocês que essa não será uma campanha de meias medidas, e que não aceitaremos outro fim que não a vitória.

Meus companheiros cidadãos, o perigo para nosso país e mundo vai ser superado. Vamos passar por essa época de perigo e continuar com o trabalho de paz. Vamos defender nossa liberdade. Vamos trazer liberdade a outros. E vamos prevalecer.

Que Deus abençoe nosso país e todos que o defendem."

Nenhum comentário:

Postar um comentário