Fazendo uma rápida comparação com O Senhor dos Anéis, posso dizer o seguinte: apesar de As Crônicas do Gelo e do Fogo ser muito mais volumoso e mais "adulto" (ou seja, contem certas doses de violência e algumas poucas de sexo), é uma leitura bem mais fácil do que O Senhor dos Anéis.
Conversando com um colega sobre O Senhor dos Anéis, ele reclamou: você lê, lê, lê e não acontece nada! Quando li Tolkien, lá nos meus 16-17 anos, eu era louco para ter os livros de O Senhor dos Anéis de tanto que lia sobre eles nas revistas de RPG. E aí quando tive a oportunidade eu li tão feliz que nem reparei nesse "não-acontece-nada". Simplesmente curti a leitura e as descrições detalhadas do Tolkien.
Acredito que o G.R.R. Martin se ligou nisso de "não-acontece-nada"... Em As Crônicas do Gelo e do Fogo (que raio de nome grande!) está sempre acontecendo alguma coisa. Mas também, se ele fosse tão
Outra tática legal que o Martin usa para prender a atenção do leitor e evitar um possível marasmo, é ficar a cada capítulo mudando de "personagem-foco". Pelo que andei googlando estes personagens são chamados de PoV characters, ou personagens ponto-de-vista (tradução livre). Dessa maneira a leitura não fica enjoativa. Pois um capítulo acompanhamos o Eddard Stark e sua preocupação com a honra, fazer as coisas certas, etc. Em outro capítulo acompanhamos a Sansa Stark e seu sonho de ser uma donzela da corte. Também tem o Tyrion Lannister, o anão de língua afiada. Tem o Bran, Catelyn, Arya e por aí vai...
Concluindo: se você gostou de ler Tolkien, gosta de histórias com ambientação medieval, e gosta de uma história bem contada, recomendo a leitura de As Crônicas do Gelo e Fogo!
Só tem um porém: a história de "As Crônicas..." ainda não terminou de ser escrita! G.R.R. Martin ainda está escrevendo os dois últimos livros (totalizando 7).
Nenhum comentário:
Postar um comentário