sexta-feira, setembro 27, 2002

O texto abaixo eu escrevi para uma amiga num formato de "carta argumentativa". Eu estava querendo treinar esta "modalidade" de redação para o vestibular e ao mesmo tempo convencer a minha amiga que votar com consciência e se preocupar com o próximo é importante para nós (humanidade).

-----

Durante uma recente conversa nossa, eu lhe perguntava se você acha normal e correto que umas pessoas sejam ricas e outras sejam pobres, que uma minoria viva às custas da exploraçãoo de uma maioria menos favorecida. Ao ouvir isso você respondeu algo do tipo "Mas isso não vai mudar nunca". E no contexto da nossa conversa você quiz dizer que não vale a pena se interessar ou discutir esses assuntos, pois "essas coisas nunca irão mudar".

Primeiramente vamos refletir um pouco sobre o tempo, para que você entenda o que eu tento passar nesta mensagem. Reflita sobre isso: para só um indivíduo 100 anos é quase uma infinidade, mas para a humanidade isto é apenas 1 século, é pouco tempo. Não tenho certeza de quanto tempo nós dois iremos viver, mas nós podemos considerar que uma coisa que acontecerá daqui a 100 anos não acontecerá nunca para nós, pois já estaremos mortos.

Vamos usar alguns exemplos para ilustrar o que estou querendo dizer. Imagine um servo vivendo no século VIII (isso é Alta Idade Média) e alguém dizendo para ele "Aí cara, vamos nos reunir com os outros e reivindicar para o Duque cobrar menos impostos. Nós estamos nos desgastando muito para produzir tanto para ele e ficarmos com tão pouco". Certamente o nosso amigo responderia "Que é isso?! Ficou maluco?! Nunca o Duque aceitará isso! Nem adianta reivindicar, isso nunca vai acontecer!". Se ele ouvisse algo sobre Reforma Agrária seria como a descrição do Paraíso, algo infinitamente bom e infinitamente difícil de acontecer.

Felizmente nem todo mundo é passivo como o nosso amigo do exemplo citado. E hoje em dia não temos mais servidão ou escravidão. Algumas pessoas não pensam apenas em si mesmas e também se dedicam a causas de interesse coletivo. E o que muitas vezes acontece é que os outros taxam essas pessoas de sonhadores e, as vezes, até de otários. Será que eles fazem idéia de quantos "otários" morreram para que hoje a nossa jornada de trabalho média seja de 8 horas diárias? (lembrando que em certo período da história da humanidade a jornada de trabalho chegava a 18 horas) E você? Tem idéia de quantos sonhadores pagaram com a vida para você ter acesso ao ensino público ou ter o direito de votar, por exemplo? (corrigindo: no Brasil não é "direito de votar" e sim "dever de votar").

Por isso eu gostaria que você desse mais valor a estes assuntos de interesse coletivo. Não estou pedindo para você dar sua vida em nome de uma causa, você é quem decide o que fazer com ela. Mas eu desejo que você no mínimo use sabiamente o seu voto. Sem pensar coisas do tipo "esse é muito feinho, não vou votar nele". Eleição Presidencial é coisa muito mais séria que concurso de beleza. E antes de repetir a conclusão dos outros, se informe mais sobre o candidato e tire suas próprias conclusões.

-----

Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário