quarta-feira, dezembro 25, 2002

Vejam que porreta uma reportagem que recebi pela lista de notícias do PCB (antigamente conhecido como partidão mas que agora está mais pra partidinho, no sentido de dividido). A matéria é de maio de 2002 mas não é nem um pouco ultrapassada.

-----

http://jc.uol.com.br/jornal/noticias/ler.php?codigo=10103&canal=11&dth=2002-05-21
Dívida Externa

Índio surpreende chefes na reunião de cúpula


21/Mai/2002
por FERNANDO MENEZES

A conferência dos chefes de estado da União Européia,Mercosul e Caribe, encerrada no fim de semana passado, em Madri, viveu dois momentos surpreendentes. O primeiro por causa da desatenção dos presidentes do México, Vicent Fox, e do Brasil, Fernando Henrique Cardoso. No intervalo de uma sessão os dois conversaram com franqueza e desancaram os EUA que, segundo FHC “fala muito e faz pouco“. Não sabiam que os microfones de uma estação de TV estavam ligados, e assim, apanhados no contra-pé, admitiram a gafe.

Mas surpresa mesmo tiveram os chefes de Estado europeus, que ouviram perplexos e calados um discurso irônico, cáustico e de exatidão histórica que lhes fez Guaicaípuro Cuatemoc, cacique de uma nação indígena da América Central. Eis o discurso:

“Aqui estou eu, descendente dos que povoaram a América há 40 mil anos, para encontrar os que a encontraram só há 500 anos. O irmão europeu da aduana me pediu um papel escrito, um visto, para poder descobrir os que me descobriram. O irmão financista europeu me pede o pagamento, com juros, de uma dívida contraída por Judas, a quem nunca autorizei que me vendesse.

Eu também posso reclamar pagamento e juros. Consta no Arquivo das Índias que somente entre os anos 1503 e 1660 chegaram a São Lucas de Barrameda 185 quilos de ouro e 16 milhões de quilos de quilos de prata provenientes da América. Terá sido isso um saque? Não acredito porque seria pensar que os irmãos cristãos faltaram ao Sétimo Mandamento! Teria sido expoliação? Guarda-me Tanatzin de me convencer que os europeus, como Caim, matam e negam o sangue do irmão. Teria sido genocídio? Isso seria dar crédito aos caluniadores, como Bartolomeu de Las Casas ou Arturo Uslar Pietri, que afirma que a arrancada do capitalismo e a atual civilização européia se devem à inundação de metais preciosos!

Não, esses 185 mil quilos de ouro e 16 milhões de quilos de prata foram o primeiro de outros empréstimo amigáveis da América destinados ao desenvolvimento da Europa. O contrário disso seria presumir a existência de crimes de guerra, o que daria direito a exigir não apenas a devolução, mas indenização por perdas e danos.

Prefiro pensar na hipótese menos ofensiva. Tão fabulosa exportação de capitais não foi mais do que o início de um plano Marshalltesuma, para garantir a reconstrução da Europa arruinada por suas deploráveis guerras contra os muçulmanos, criadores da álgebra, da poligamia, do banho diário e outras conquistas da civilização. Para celebrar o quinto centenário desse empréstimo, poderemos perguntar: Os irmãos europeus fizeram uso racional desses fundos? Não. No aspecto estratégico, dilapidaram nas batalhas de Lepanto e outras formas de extermínio mútuo. No aspecto financeiro foram incapazes, depois de uma moratória de 500 anos, de cancelar o capital e seus juros. Este quadro corrobora a afirmação de Milton Friedman, segundo a qual uma economia subsidiada jamais pode funcionar, e nos obriga a reclamar-lhes o pagamento do capital e dos juros.

Mas não cobraremos de nossos irmão europeus vis e sanguinárias taxas de 20% e até 30% de juros. Nosso limite é exigir a devolução dos metais preciosos, acrescida de um juro módico de 10%, acumulado apenas durante os últimos 300 anos. Sobre esta base, e aplicando a fórmula européia de juros compostos, informamos aos descobridores que eles nos devem 185 mil quilos de ouro e 16 milhões de prata, multiplicada por 300, isso quer dizer um número para cuja expressão total seriam precisos mais de 300 cifras, e, que supera o peso total do planeta Terra.”

Quando terminou, o cacique nem sabia que estava expondo tese de Direito Internacional. Os europeus ali reunidos devem ter percebido que nesse tempo de globalização e tecnologia, índio já não quer mais apito, quer que lhe paguem o devido, com juros.

-----

Se vocês querem o capitalismo então vamos todos nos tornar capitalistas também!
hehehe...

(por favor, notem que, assim como o índio em seu discurso, eu estou sendo irônico nesta última afirmação!) ;-)

terça-feira, dezembro 24, 2002

Se algum leitor desse blog tem gosto musical parecido com o meu então eu recomendo que ouça a minha rádio na internet:
http://www.usinadosom.com.br/divulgar_url.asp?indice=5567407

Antes eu preciso prevenir de que tenho um gosto bem diversificado, não fico bitolado em um estilo só. Então não se assuste se ao acabar de tocar "almas de venta" do brujeria começar a tocar "pedrinha" do cordel do fogo encantado. :P
Eu também uso essa rádio para conhecer novos sons e, por isso, muitas vezes coloco nela músicas que ainda não conheço.
Querido diário,

Ontem veio parar em minhas mãos o caderno Informática etc. do jornal O Globo, e então eu fui ler a coluna do Carlos Alberto Teixeiro (vulgo c@t). Achei o texto muito bom e por isso coloco aqui um link para ele: http://www.iis.com.br/~cat/infoetc/557.htm.

Trata-se de um texto que fala sobre as origens do natal. É quase o que eu queria dizer no meu post NATAL PORRA NENHUMA, porém de uma forma mais pensada e estudada. Leitura recomendada.

segunda-feira, dezembro 23, 2002

Tá certo que aquela onda de Reality Show agora não está tão em alta. Mas aí vai um GIF animado que achei bacana:

Educação Para Todos
http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u261.shtml
Vejam uma charge antiga (de 1985) mas que ainda tem uma atualidade muito grande:


Essa charge foi retirada da Fundação Perseu Abramo (FPA). Você pode ver uma coleção de charges (relacionadas ao Partido dos Trabalhadores) em http://www.fpabramo.org.br/memoria/charges/charges_apresentacao.htm. Lembrando que a FPA foi instituída pelo Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores em maio de 1996.

quarta-feira, dezembro 18, 2002


A vida não é toda esta merda que parece, está assim por que por vários motivos não procuramos mudá-la.
E o motivo que eu acho mais idiota para não mudar o mundo é achar que não se pode mudar o mundo sozinho,
Imagine quantas pessoas já disseram ou ouviram esta frase?

Esta frase aqui ouvi num teatrinho:
"Sonho que se sonha só é só sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade."

domingo, dezembro 15, 2002

"Mas eu me mordo de ciúmes..."
No meio de uma conversa pacata dessas de irc, surgiu o seguinte tema ciúmes. Estavamos conversando eu e mais dois garotinhos que para proteger a identidade vou me referir a eles como X e Y.

Bom X e Y têm namoradas, e as namoradas deles sentem ciúmes, e até a namorada de um deles não gosta daquela boazuda da revista, nem da fofinha da tv, muito menos da popuzuda, faz cara feia mesmo. Então ele nem pode ver foto de mulher ou fazer um comentário na frente dela.
Sabendo disso me atrevi a dizer que esse lance de ciúmes está por fora, e que quando eu tiver um namorado não vou querer "mentir" para ele nem que ele "minta" para mim, mentir neste caso se refere a dizer que a apresentadora é feia, como faz um deles para não magoar a namorada.
Então eles começaram a me bombardear:
"se vc gosta muito muito de uma pessoa vc sente ciume"
"se nao sente eh pq nao gosta o bastante"
"eu gosto as vezes qdo a minha namorada sente uma pontinha"
"isso eh falta de amor"
"acho que quem ama sente ciume"
"se chega uma amiga do seu namorado e fica grudada nele?" (isso merece um comentário)
"ciume dá um apimentada na relação"
"talvez nunca tenha encontrado um grande amor" (isso também merece um comentário)

Bom eu não posso ser cínica o bastante pra dize rque nunca senti ciúmes do meu ex-namorado, mas posso ser sincera o bastante pra dizer que este ciúme era mínimo, e quando digo mínimo é mínimo mesmo, tudo bem que houve épocas que eles se manifestaram um pouco mais, mas foram poucas vezes, acho que o que eu tive de ciúmes em mais de quatro anos de namoro algumas meninas têm em menos de quatro semanas.
E acho que tive mais ciúmes da relação dele com os livros e com o computador dele do que com outras meninas (ou mulherões).

Sobre o comentário merecido:
Meu ex-namorado tem muitas amigas, eu sou uma :), e muitas delas tinham relações muito próxima a ele, abraçavam, davam beijos, dormiam na casa dele, saiam juntos etc, e eu sinceramente não tinha o menor ciúme disso, pra dizer a verdade só fui reparar que essa atitude era "anormal " quando umas dessas meninas falou:
"Você não liga de Meleu abraçar as meninas? "

Sobre o outro comentário: Como eles se enganam!!! E ao ler isso fiquei irada, pq como eu iria provar a eles que eles estavam enganados, como vou mostrá-los que ciúmes não é sinônimo de amor?!

Como eu já disse tive alguns momentos que senti ciúmes, mas para mim isso foi horrível, pra mim não existe medida certa para sentir, o lance é não sentir.
Podem dizer:" Ah sentir é ruim, mas saber que alguém sente por vc é bom.
Eu não concordo, eu não quero ter ciúmes nem quero que tenham ciúmes de mim!!

Não ter ciúmes é ter confiança, é não esconder as coisas, não esconder os sentimentos, acho que dessa forma é melhor, a verdade é sempre melhor.
Natalinas
Olha a musiquinha que mamãe sempre cantava pra mim no Natal (e até hoje canta!):
"
Deixei meu sapatinho, na janela do quintal
Papai Noel deixou meu presente de Natal,
Como é que Papai Noel não se esquece de ninguém?
Seja rico ou seja pobre o velhinho sempre vem.
Seja rico ou seja pobre o velhimho sempre vem.
"

Eu sei que isso é de mentirinha, mas não precisava exagerar na mentira!

terça-feira, dezembro 10, 2002

Bom, isso é apenas uma reflexão em uma tarde de tempestade das brabas:
"...Se os raios são formados por cargas negativas (os eletrons) então para não atrair o relâmpago devemos ter pensamentos negativos durante as tempestades.... Como é questão de denominação dizer que o elétro n tem carga negativa, deveriam trocar isso, assim vamos repelir os relâmpagos com pensamentos positivos, o 'que seria mais agradável..."

segunda-feira, dezembro 09, 2002

NATAL PORRA NENHUMA



Se o natal é uma festividade religiosa então satanás (não analaura, não estou falando de você) deve dar cambalhotas de alegria nessa época. Pois é quando mais se usa o nome de Jesus para fins nada santos.

O natal é o que mesmo? É quando se comemora o nascimento de Jesus... Ah não! Acabei de me lembrar! É quando se comemora a chegada do Papai Noel e suas renas, e se valoriza o trabalho dos amiguinhos duendes que ajudam o bom velhinho. Ah!! É também quando tem aquelas propagandas fofas com ursos polares igualmente fofos bebendo aquele refrigerante preto.

É quando as crianças "de boa família" brincam com seus brinquedos de última geração enquanto as outras ficam babando na vitrine, morrendo de inveja de quem pode ter aquilo, e de vez em quando sendo enxotadas das vitrines pelos funcionários da loja.

Agora, aquela musiquinha que nos (me) alegra todos os anos neste período:

"Papai Noel filho da puta
Rejeita os miseráveis
Eu quero matá-lo
Aquele porco capitalista

Presenteia os ricos
Cospe nos pobres
Presenteia os ricos
Cospe nos pobres

Mas nos vamos sequestrá-lo
E vamos matá-lo
Por que?
Aqui não existe natal"

É isso então... Um péssimo natal a todos!

domingo, dezembro 01, 2002

No mesmo site fiz um teste sobre qual Simpson eu seria, e o resultado não foi o que eu previa (Lisa, a politicamente correta), foi:
"Flanders - e acha que só a fraternidade constrói"
Mas esses testes são furados (como a maioria) tem pergunta que eu não escolheria nada e outras que eu escolheria mais de uma resposta.

-----
agora é meleu escrevendo:
outro teste bacana é o "Qual personagem do Angeli você é?". Finalmente um teste em que o resultado foi ligeiramente coerente (pelo menos na minha opinião).
Eu sou o Bob Cuspe !
Qual personagem do Angeli você é?


------------
Mana Laura falando:
O meu deu:
Eu sou os Skrotinhos !
Qual personagem do Angeli você é?
Eu fiz um teste sobre: "Que boneco das antigas você é? "
e o resultado foi: "Meu Querido Poney - O maior símbolo gay da história"
Bom, quem fizer coloque o resultado nos comentários :)
http://igirl.ig.com.br/website/megafone/testes/index27092002.asp
Em meio a tantas crônicas escrita por Fernando Sabino, existe uma chamada: NO FIM DÁ CERTO, nesta ele fala sobre: "As Leis de Seu Domingos" (seu Domingos era (ou é) o pai dele).


Vou colocar aqui a 10a lei, depois coloco a crônica inteira:

"A única forma de resolver um problema nosso é resolver primeiro o do outro."

Acho que isto responde porque muitos problemas no mundo ainda não foram solucionados.

Um post verde para um blog verde:

O espaço no qual vivemos está passando por diversas transformações, e estas estão ocorrendo de forma acelerada. Todas estas transformações feitas pelo homem caracterizam impactos ambientais, que podem agredir mais ou menos a natureza e todo o ciclo da vida (dos homens, animais, minerais...).

A modernização tem tornado a água, que é essencial, escassa. As águas para se tornarem próprias para consumo precisam de tratamentos que as tornam cara, devido a má qualidade das águas pela ação do homem.

O desvio das águas para geração de energia diminuem a vazão de cursos d’água, tornando este mais propício de assoreamento e sem condições de depurar o esgoto nele lançado.

A maioria das cidades do Brasil não possui sistema de tratamento de esgoto, que são lançados em grande quantidades nos rios tornando as águas cada vez mais poluídas, tornando o tratamento caro ou mesmo inviável para o consumo.

A urbanização têm aumentado o escoamento superficial , por tornar o solo impermeável, este aumento do escoamento superficial causa: da poluição dos rios e outros corpos hídricos, ao carregar junto as águas lixo, substâncias tóxicas, ... O aumento do escoamento superficial também pode causar inundações, poluindo ainda mais o manancial que receberá as águas provenientes do local inundado.

Existem muito mais problemas relacionados que não citei aqui por não lembrar ou não conhecer.
Mesmo diante destas transformações (impactos) podemos “preservar” (diminuir os impactos) o meio em que vivemos de formas bem práticas, entre elas:
- economizar a água, ou somente não abusar
- não enviar pelo esgoto doméstico muitos produtos que não sejam biodegradáveis, muitos nós não podemos evitar (ex. sabão) , mas o que pudermos (ex. absorvente, camisinha) ...
- e principalmente não jogar lixo nas ruas, no chão, nos rios, nas galerias de águas pluviais...Lixo é na lixeira, bom depois da lixeira é assunto para outro post!!