Um post verde para um blog verde:
O espaço no qual vivemos está passando por diversas transformações, e estas estão ocorrendo de forma acelerada. Todas estas transformações feitas pelo homem caracterizam impactos ambientais, que podem agredir mais ou menos a natureza e todo o ciclo da vida (dos homens, animais, minerais...).
A modernização tem tornado a água, que é essencial, escassa. As águas para se tornarem próprias para consumo precisam de tratamentos que as tornam cara, devido a má qualidade das águas pela ação do homem.
O desvio das águas para geração de energia diminuem a vazão de cursos d’água, tornando este mais propício de assoreamento e sem condições de depurar o esgoto nele lançado.
A maioria das cidades do Brasil não possui sistema de tratamento de esgoto, que são lançados em grande quantidades nos rios tornando as águas cada vez mais poluídas, tornando o tratamento caro ou mesmo inviável para o consumo.
A urbanização têm aumentado o escoamento superficial , por tornar o solo impermeável, este aumento do escoamento superficial causa: da poluição dos rios e outros corpos hídricos, ao carregar junto as águas lixo, substâncias tóxicas, ... O aumento do escoamento superficial também pode causar inundações, poluindo ainda mais o manancial que receberá as águas provenientes do local inundado.
Existem muito mais problemas relacionados que não citei aqui por não lembrar ou não conhecer.
Mesmo diante destas transformações (impactos) podemos “preservar” (diminuir os impactos) o meio em que vivemos de formas bem práticas, entre elas:
- economizar a água, ou somente não abusar
- não enviar pelo esgoto doméstico muitos produtos que não sejam biodegradáveis, muitos nós não podemos evitar (ex. sabão) , mas o que pudermos (ex. absorvente, camisinha) ...
- e principalmente não jogar lixo nas ruas, no chão, nos rios, nas galerias de águas pluviais...Lixo é na lixeira, bom depois da lixeira é assunto para outro post!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário