O Desespero da Micro$oft
Peço que todos leiam com atenção esse texto retirado de http://www.petitiononline.com/amadeu/, entrem na página e assinem a petição se concordarem com o que está escrito.
-----
Prática de Intimidação
Todos nós já sabíamos que a MS não admite perder e é avessa à livre concorrência, mas a gigante pisou na bola e passou dos limites aceitáveis nessa semana. Numa clara prática de intimidação desencadeada pela gigante contra o governo do Brasil, a empresa monopolista iniciou um processo criminal contra a mais alta autoridade do governo brasileiro, responsável pela implantação de software livre, Sérgio Amadeu, Presidente do ITI. A autoridade brasileira recebeu uma notificação judicial de um processo criminal movido pela empresa contra supostas declarações deste, na revista semanal "Carta Capital", dizendo que a doação de software para governos é uma prática tipo a dos traficantes. Essa decalração, atribuída a Sérgio Amadeu na revista, não é original. O Presidente da SUN e vários ativistas do movimento software livre usam esta analogia: "a primeira dose de software proprietário distribuído gratuitamente é como uma droga, depois que cria dependência nos usuários a empresa começa a cobrar".
Mas por quê o processo foi movido só contra a autoridade brasileira?
Além disso, a empresa quer que Sérgio Amadeu explique porque, segundo a revista, ele atribui a estratégia de negócios da MS à prática de FUD (medo, incerteza e dúvidas) em relação ao mercado de software livre. Isso também não é nenhuma novidade. Uma semana antes uma declaração intitulada "Declaração de Barcelona para o avanço do Software Livre", assinada por vários experts internacionais www.softwarelivre.org/news/2297, dentre eles Manuel Castells e Vinton Cerf, um dos criadores da Internet, já apontava: "O software livre tem que trabalhar firmemente para combater as técnicas FUD (fear, uncertainty and doubt - medo, incerteza e dúvida) que são utilizadas contra ele".
Mas porque o processo foi movido só contra a autoridade brasileira?
A resposta é simples. É uma clara tentativa de intimidar as ações do governo brasileiro. Essa iniciativa da MS merece o repúdio da comunidade internacional. Devemos, mais do que nunca, nos solidarizar e apoiar as iniciativas de nosso país rumo a independência tecnológica.
texto de Marcelo Branco.
-----
Aproveitem e olhem também esta página que fala sobre o mesmo tema: http://www.petitiononline.com/brlivre/. Também assinem se concordarem.
Um abraço,
meleu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário