terça-feira, julho 06, 2004

Pedintes

Estou percebendo que o número de pedintes no centro de nossa cidade está aumentando.
Os tipos mais frequêntes são: as crianças, os homens que aparentam ter entre 30 e 4o e poucos anos, e as mulheres mais velhas, senhoras.
Outro dia também vi um joven, aparentemente saudável, forte, pedindo dinheiro na frente de uma dessas pastelarias, eu não fui a única a estranhar, um rapaz a minha frente, embora não tenha falado nada, deu pra perceber que também se perguntou porque ajudadria.
E cada dia surge também mais pessoas que não são pedintes,mas pra mim são quase, estão ali fazendo seu trabalho, mas numa condição em que o trabalho não foi requisitado por ninguém e não existe um preço a pagar por ele, "ajuda quem pode", são os casos das estátuas que ficam entretendo o povo lá no centro.
Hoje vi uma "estátua" coberta de barro, não sei se é a mesma que se cobria de prata ou dourado, nos tempos em que podia se dar ao luxo.
Ah, até as ciganas, estão abrindo novos mercados nestes tempos difíceis, estão tentando vender mariolas.

Quando vejo essas pessoas, não as ciganas nem as estátuas ou outros trabalhadores de ruas, mas os mendigos, me pergunto se devo ajudar. E na minha cabeça vem toda aquela história de se ajudarmos estamos tirando a responsabilidade do governo e também aquela outra história de não dar o peixe, e sim ensinar a pescar, e aquela outra de que assim estamos incentivando a mendicância....
Mas como já disse uma campanha: quem tem fome tem pressa, então esperar o governo num dá.
Eu também tenho pressa, então num dá pra ensinar a pescar, além do mais hoje em dia tá difícil arrumar peixe até pra quem estudou bastante.
Acho que devo ajudar os que realmente precisam, quando eu posso.
Mas não dou dinheiro, quem realmente precisa, geralmente não precisa de dinheiro.

Aproveitando, uma ótima forma de ajudar é tirar do armário aquelas roupas que você não usa mais, os moletons e cobertores então devem está fazendo falta pra muita gente.
Sei que algumas igrejas aceitam doações.
Fica aí a dica, se alguém também souber de outros posto de doações escreva no comments.


Nenhum comentário:

Postar um comentário