terça-feira, julho 13, 2004

razão

do Lat. ratione
s. f.,
modo de pensar próprio ao Homem;
faculdade de raciocinar ou de estabelecer conceitos e proposições de modo discursivo (não intuitivo), segundo as regras lógicas do raciocínio;
faculdade dos princípios;
faculdade de distinguir o verdadeiro do falso, o bem do mal;
bom senso;
justiça;
dever;
rectidão de espírito;
prova por argumento;
causa;
motivo;
ideia justificativa;
percentagem;
taxa de juros;
Mat.,
relação entre grandezas da mesma espécie;
s. m.,
livro comercial de contas correntes.

à ? de: na proporção de.

razão de eu escrever isto aqui:
eu estava pensando cá com meus botões: se tem uma coisa que quase não faço, é pensar com a razão, uma das palavras que me definiria seria: impulsiva

Mas nem tanto é claro.

O outro ser que escreve neste blog é o contrário, é bem mais racional que impulsivo. Eu acho.

O bom que nosso blog é equilibrado :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário