sexta-feira, outubro 18, 2002

Propaganda do Lula e Privatizações



Na propaganda eleitoral do PT é mostrado que em Angra dos Reis muita gente está desempregada porque a Petrobras mandou construir uma plataforma em Cingapura. Nesta propaganda o Lula fala que "a Petrobras, inexplicavelmente, mandou construir esta plataforma em Cingapura". Na verdade isso tem uma explicação, e acredito que o Lula usou o termo "inexplicavelmente" para simplificar o assunto, para não precisar gastar tempo do horário eleitoral explicando. Pois, ao contrário do que os anti-lulistas dizem por aí, eu não acho ele um cara de pouca inteligência.

Mas eu não quero ficar defendendo o meu candidato neste post... :P Vamos ao que eu quero dizer.

Não é muito difícil de imaginar o motivo que levou Petrobras a ter mandado construir a plataforma em Cingapura. A primeira idéia que me vem a cabeça é mão-de-obra barata, o que faz a Petrobras gastar menos. Esse é um dos problemas da privatização, essas empresas que antes empregavam milhares de brasileiros, agora vão procurar mão-de-obra barata lá fora e deixando milhares de brasileiros desempregados.

Se a plataforma fosse construída aqui teríamos milhares de brasileiros empregados, com seu sustento, sem precisar de casas populares e/ou outras dessas medidas que servem para dar uma esmola para o coitado utilizando verba que poderia ser usada para outros fins (educação, saneamento básico, etc.). Está bem, eu concordo que iria custar mais para a Petrobras, mas iria custar muito menos para o Brasil! Por isso é que alguns setores não deveriam ser privatizados, pois a iniciativa privada pensa mais no lucro do que em outra coisa, e não se importa em criar boas condições para os brasileiros trabalharem.

O empresário não percebe que se ele dispensasse os luxos supérfluos (isso é pleonasmo?) poderia dar vida mais digna para os trabalhadores e estes não o importunariam com violência, exigências, greves, etc. Epa! Peraí! Acho que esse raciocínio meu tem um nome: socialismo utópico. Acho que é isso...

Será que sou utópico? Será que devo pegar em armas e ajudar aos menos favorecidos? Será que os menos favorecidos estão interessados em minha ajuda? Será que devo esquecer isso e pensar somente em viver a minha vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário