sábado, outubro 26, 2002

Vejam que "gude-gude" esse textinho que escrevi há uns dois anos atrás sobre a sociedade. E no final um comentário, atual, meu sobre ele.

-----

A Sociedade


Desde quando percebi que sou algo além de uma criança que só quer saber de brincar venho tendo problemas em entender isso que nós chamamos de sociedade. Não, acho que na verdade é a sociedade que tem problemas em me entender, pois eu não tenho muito interesse em entendê-la mesmo. É engraçado. Ela vem querendo me impor uma série de coisas que eu acho errado ou não concordo. Vem querendo me dizer como devo me vestir, como deve ser minha aparência, como devo agir, e muitas outras coisas. E o mais engraçado é que muitas vezes ela se contradiz e quer que não façamos coisas que ela mesma faz (ou o contrário).

Muitas pessoas (a sociedade) me dizem para fazer a barba (o meu rosto digamos que é um pouco peludo), e dizem de diversas maneiras. Uns perguntam com toda aquela vergonha, outros vêm tirando um sarro e ainda tem outros que não dizem nada, mas ficam olhando esquisitos (esses são os mais engraçados de lidar). Bom, eu não ligo a mínima para o que estas pessoas dizem, porém isso fez com que eu entrasse num debate comigo mesmo (não! Nem todo mundo que fala sozinho é maluco!). Irei relatar aqui como foi este debate.

- Primeiro vamos pensar nesta pergunta que todo mundo faz: Por que você não faz a barba?

- A primeira resposta que me vem à cabeça é: Porque não quero.

- Muito vago. Tente se explicar melhor.

- Já sei: Porque se eu raspar ela vai crescer novamente e aí vão me perguntar "Por que você não faz esta barba?". [risos]

- Mas você acha esta barba bonita?

- Não. Nem um pouco.

- Então! Não acha isso um bom motivo pra você raspá-la?

- Não.

- Você ficaria mais bonito!

- Pra quê eu iria querer ficar bonito?

- Sei lá! Pra arrumar uma namorada, pra fazer amigos mais facilmente... Essas coisas.

- Namorada eu já tenho uma, e ela nunca me falou que minha barba a incomoda e nunca me pediu para tirá-la. Talvez ela ache feio também (ou talvez não), mas creio que ela não me julga pela aparência, e sim pelo meu caráter. Afinal de contas, é por isso que eu a amo! [risos] Os amigos que eu tenho (os de verdade) não ligam pra minha aparência. E além do mais eu não iria querer arrumar namorada e/ou amigos que se importem com o que eu pareço ser e não com o que eu penso e faço.

Bom, aqui terminou o debate. Nem eu sabia exatamente o porquê de eu não fazer a barba e depois desta conversa comigo mesmo eu já sei: "Para não ficar bonito. Se eu ficar bonito as pessoas irão se aproximar de mim pela beleza e depois é que realmente vão conhecer o meu caráter. Se eu não ficar bonito, só irão se aproximar de mim as pessoas que não se importam com isso". Perceba que de vez em quando é bom você falar consigo mesmo.

Agora tem um assunto que diz respeito a uma certa "camada" da sociedade, aos grandões, a mídia e os que a controlam, são os que ditam as regras da sociedade (tais regras criticadas acima). O assunto é: manipulação. Bom, todos nós sabemos que a situação econômica no país (e em várias partes do mundo) não está nada agradável, desemprego, fome, menores abandonados. Enfim, uma infinidade de coisas. Porém o que eu vejo é o total desinteresse da sociedade em relação a estes assuntos. E ao meu ver o grande motivo disso é a manipulação. Sim! As pessoas são manipuladas pela mídia. Quando digo isso alguns me julgam radical demais, outros me julgam maluco, mas isso é a mais pura verdade. Com todos este problema nós temos na TV todo dia pessoas felizes, programas alegres, enfim: tudo numa boa. A mídia passa pra gente que está tudo bem e que política é chatice, político é tudo safado. Nós vemos os estádios lotados em dia de futebol, mas em dia de reunião no sindicato comparecem dez quando muito. Eu fico pensando sobre isso: Para discutir os próprios interesses e direitos o cidadão não está interessado, mas pra tirar do seu pouco dinheiro e dar aos que tem de sobra por um jogo de futebol ele está sempre pronto. Foi neste pensamento que eu cheguei a conclusão de que estamos sendo manipulados, pois ninguém que enxergasse isso iria continuar cometendo o mesmo erro.

Termino esse texto pedindo a você que esteja lendo para que não aceite as coisas que lhe são impostas sem antes refletir. Em caso de dúvida converse consigo mesmo. Alguns podem te chamar de maluco, mas quem se importa com o que os outros pensam?

-----

Tem uma coisa neste texto que mudou nesse tempo. É que hoje eu não tenho mais namorada, mas de qualquer forma a minha opinião continua valendo. E esta pessoa que era minha namorada eu continuo amando e nossa amizade continua cada vez mais forte. :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário