terça-feira, outubro 29, 2002

Recentemente, num papo que ia de "os vagabundos do MST" até um possível caos que seria um eventual governo Lula, ouvi uma pessoa dizer o seguinte:

- Rapaz, se você compra a terra ela é sua. Você pagou por aquilo e você faz o que quiser. Se você quer deixar lá parado você tem todo o direito, a terra é sua!

Eu não tenho muito dom pra ficar discutindo com pessoas cabeças-duras. Por isso apenas registrei. Não fiquei argumentando, na certeza de que jamais seria capaz de fazer essa pessoa mudar de idéia. E ainda mais que o assunto de eleições estava quente (era no domingo) e eu lá com adesivinho "Agora é Lula" no peito. Tá certo... Eu sei que deveria expor minha opinião. Estou lutando pra me corrigir nesse aspecto.

O lance é que ao ouvir isso eu me lembrei que quando comecei a ouvir falar de MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) e suas idéias, lá no início da minha adolescência, eu achava a mesma coisa. Achava que seria uma violação do direito de propriedade privada. Mas, graças ao meu "querido" governo federal, eu tive acesso a educação e aquela biblioteca porreta lá do CEFET-Campos. E hoje minha opinião já é outra.

Se você compra um carro ele é seu. Você faz o que quiser com ele, deixa parado, usa pra ganhar dinheiro, usa pra passear com a família. Enfim, faz o que der na telha. Mas agora vem a questão chave: se você deixar esse carro parado vai estar prejudicando outras pessoas? A resposta é não.

Se você compra uma área de terra e usa pra produzir algo, beleza. Provavelmente estará dando emprego a algumas pessoas. Mas se você deixa a terra parada é outra coisa. Terra não é como carro, que basta fabricar mais um e colocar no mercado. Ela é uma coisa finita. Então se você tem uma terra fértil e a deixa lá paradona, sem produzir nada, você está prejudicando outras pessoas. E como sabemos o Brasil está cheio de gente que vive na miséria, gente que não tem nada, gente que se tivesse um pedacinho de terra plantava um feijãozinho pelo menos para a própria família comer e seguirem vivendo.

Por isso que a Reforma Agrária é uma medida urgente para o Brasil. Mas não é simplesmente dar terra, o ideal é dar a terra e também condições para que o pessoal possa produzir e quem sabe vender para ganhar uns trocados.

-----

Esse último parágrafo me lembrou do que um professor de história falou outro dia durante uma aula. Ele disse: "Gente, citem um país desenvolvido que não tenha feito Reforma Agrária". Silêncio na turma. "Podem desistir de procurar, porque não existe. Inglaterra, Estados Unidos, França... todos eles fizeram Reforma Agrária."

Nenhum comentário:

Postar um comentário